Operação buraco de minhoca


Resumo







2192 d.C. o planeta Terra está praticamente morto. A violência está em quase todos os lugares, há muita pobreza e o mais importante , o meio ambiente está completamente destruído. A salvação encontrada por um casal chinês milionário foi a criação do projeto Arca de Noé que pretende fundar uma nova humanidade num planeta distante. Criados geneticamente em laboratório catorze jovens são preparados para ser a semente dessa nova era no planeta Épsilon Eridani H, eles terão de pilotar uma nave que pode chegar a velocidade da luz.
Durante o preparatório para a viagem, a protagonista Mira tenta de qualquer modo encontrar sua mãe biológica, ela enfrenta o Sr. Cheng, e com a ajuda da Sra. Zhu e Thuban eles viajam para o Rio de Janeiro para encontrar pistas   para sua busca.Lá eles encontram com a secretária que trabalhou na clínica onde o material genético foi comprado e juntos arriscam a última chance, indo para Vila Seca que fica no sul do Pará para buscar informações com a doutora Lia ,dona da clínica. Depois de se arriscar muito Mira e seus amigos chegaram à Vila Seca e para surpresa de todos, Mira descobre que a tal doutora da clínica é a sua mãe biológica. Deixando para trás a secretária para morar com a Lia eles voltam  suas atenções para o projeto Arca de Noé, e com a possível operação Buraco de Minhoca.
Buraco de Minhoca ou a Ponte de Einstein-Rosen vem a ser um túnel do tempo cuja possibilidade teórica é amplamente aceita pelos cientistas. Mira impõe aos trezes jovens a usar o “buraco de minhoca” para voltar ao tempo e tentar salvar a Terra. Então se dá a operação Buraco de Minhoca e sem o casal de chinês saber eles conseguem voltar ao tempo e em 2007 Mira vai para o Brasil tentar mudar o pensamento das pessoas sobre o meio ambiente e é aonde ela se encontra com sua antepassada Laura Bergallo autora do livro, e conta sua história.


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Bergallo Laura. Operação buraco de minhoca / Laura Bergallo. – São Paulo: farol literário, 2009.

A esperança do futuro


Henrique Veiga Moreira




Este livro foi selecionado pelo Programa Mais Cultura, da Biblioteca Nacional/Governo Federal, e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola 2011 (PNBE 2011) para distribuição em todas as bibliotecas públicas e pontos de leitura do Brasil, para distribuição nas escolas públicas federais, municipais e estaduais de todo o país.
Também foi recomendado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os livros da carioca Laura Bergallo são destinados para jovens, e com o seu nono livro, vem uma preocupação com o futuro.   

Em 2192, o planeta Terra está praticamente destruído, por decorrência de problemas ambientais causada pela ganância do homem. A única esperança é o Projeto Arca de Noé, idealizado por um milionário chinês, que pretende fundar uma nova humanidade num planeta distante. Catorze jovens criados geneticamente em laboratório serão a semente dessa nova era no planeta Épsilon Eridani H, eles terão de pilotar uma nave que pode chegar à velocidade da luz, mas acontecimentos inesperados trazem algumas mudanças de planos. É aí que entra a Operação Buraco de Minhoca, uma desesperada tentativa de salvar a vida no próprio planeta Terra. Através de uma viagem ao passado utilizando a Ponte de Einstein-Rosen (vulgarmente conhecida como “buraco de minhoca” e que vem a ser um túnel do tempo cuja possibilidade teórica é amplamente aceita pelos cientistas), a protagonista Mira sai do século XXII para visitar o Brasil de 2007 e aqui acaba descobrindo que o segredo é cada um fazer a sua parte.

A autora Laura Bergallo debate bem o termo sustentatividade, mas a história fica muito apegada à busca de Mira pela mãe e a viagem no tempo passa, quase, que despercebida. Há muito pouco detalhe no livro e a ideia final é previsível consegue-se imaginar o desfecho de algo, capítulos antes de acontecer. O final ficou legal, e a mensagem que fica é que cada um deve fazer a sua parte.


O porquê da escolha: escolhi este livro pois gosto muito de ficção cientifica e parecia ser uma boa historia.
 

4 comentários:

  1. Li esse livro durante meu 6º Ano na escola. É muito divertido, e você se sente capaz de poder melhorar seu mundo. Com a linda ação de Mira.

    ResponderExcluir

Sua opinião