O Mistério de Marie Rogêt



         Marie tinha 22 anos e era filha de uma senhora viúva dona de uma pensão em Paris, trabalhava em uma perfumaria local. Era famosa na cidade por ser muito simpática com todos e também por sua beleza. Todos da cidade estranham o fato da jovem desaparecer por uma semana, voltando logo em seguida, com a justificativa de que teria ido visitar uma tia que morava um pouco distante dali.
         Porém, Marie desaparece novamente depois de meses, desta vez para sempre e seu corpo é encontrado boiando no rio dando a entender que ali se cometera um assassinato brutal.
         Começa uma investigação por parte do detetive Dupin para desvendar o mistério. Dupin fez suas investigações baseando-se nos fatos e nos jornais locais da cidade, sem acesso ao corpo da vítima.
         No início as investigações caíram sobre o noivo de Marie, porém alguns dias depois ele se suicidou em um matagal próximo ao rio que o corpo da jovem foi encontrado. Após as suspeitas de várias pessoas, Dupin chega à conclusão de que quem matou Marie foi seu amante, um marinheiro.
         Entretanto, isso foi apenas uma suposição, pois, Allan Poe termina o livro deixando o leitor decepcionado, sem chegar a uma conclusão definitiva e falando coisas confusas. Este livro se baseia em um episódio verídico, acontecido no século XIX, e que despertou enorme comoção e repercussão.




Poe, Edgar Allan, 1809-1849.O mistério de Marie Rogêt: texto integral / Edgar Allan Poe; tradução Ary Nicodemus Trentin; coordenadora Ligia Cadematori. -5. ed.  –São Paulo : FTD, 1996. –(Coleção selo negro, mistério)
Um crime sem resolução
José Francisco Moreira
O livro “O mistério de Marie Rogêt” publicado pela editora FTD em 1996, escrito por Edgar Allan Poe e traduzido por Ary Nicodemus Trentin com coordenação de Ligia Cadematori.
         Apresenta em um único capítulo o assassinato de uma linda jovem em Paris, seu corpo encontrado boiando no rio não muito longe da pousada de sua viúva mãe.
         As investigações por parte do detetive Dupin começam, inicialmente tudo aponta seu noivo, mas com o andar das investigações descobre outro suspeito, um marinheiro, porém no final do livro o autor deixa todos os leitores decepcionados sem chegar a uma conclusão definitiva.
         Uma boa historia para quem gosta de um mistério, durante a leitura o livro provoca uma reflexão sobre os fatos, sobre como, quem e porque do acontecimento com uma jovem aparentemente inocente.
        
Este livro se baseia em um episódio verídico, acontecido no século XIX, e que despertou enorme comoção e repercussão.
Porque da escolha: Achei interessante ler um livro de mistério sobre um assassinato verídico.



12 comentários:

  1. Muito obrigado por esse otimo resumo. Era o que eu precisava. : )

    ResponderExcluir
  2. Bom resumo, vai me ajudar bastante

    ResponderExcluir
  3. Poe fez uma crítica à ciência; como os cientistas criam hipóteses, e como estas são refutadas ou não.

    ResponderExcluir
  4. Poe fez uma crítica à ciência; como os cientistas criam hipóteses, e como estas são refutadas ou não.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, vai me ajudar bastante
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Muitíssimo obrigada, farei uma prova deste livro e esse resumo me ajudou bastante. Realmente, o livro não foi uma coisa que me agradou, talvez por quê eu não tenha tido nenhum contato com as obras de Poe, pareceu uma leitura cansativa e chata na maioria do tempo, mas o resumo me ajudou bastante a compreender mais a história, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Realmente fiquei decepcionado. Depois de enfadonhas reflexões, nada.

    ResponderExcluir
  8. Poe é absolutamente coerente. Se o caso tivesse sido solucionado, não seria mais um mistério, como anuncia o título do conto. Aliás, nada mais "spoiler" do que esse título. Esperavam o que?

    ResponderExcluir

Sua opinião