Guerra e paz


Resumo
Guerra e Paz
            Guerra e Paz é um romance que coloca as pessoas em primeiro lugar, descreve com detalhes a guerra para nos mostrar o quão importante e significante é a paz.
O primeiro capítulo representa um resumo ao qual começa em uma festa no salão de Ana Pávlovna, uma dama que recebe a nobreza em sua casa onde o clima fica tenso, logo após de Piotr um jovem, tocar no assunto Napoleão. Também estão presentes Pierre Bezukhov, de um conde rico que acabava de pesquisar o  significado da vida; o príncipe Andrei, que se encontra envolvido nas guerras; Nikolai Rostv, um conde jovem e assaz impulsivo que se submete a seu baptismo de fogo militar; e a vivaz Natasha Rostova, sua irmã cadete. Os cenários são geralmente São Petersburgo, Moscou, Montes Calvos (onde se passa em reuniões e discutições) e os campos de guerra.
Já no contesto histórico, na campanha de Napoleão na Áustria, planeja-se a ampliação seus domínios, e com um exército composto de 675 mil homens de quase vinte nacionalidades diferentes, dá início a sua marcha em direção á Rússia, compreendendo o período de 1805 a 1820. Em certos trechos expõe os governantes que dependem das ações de inúmeras pessoas, demonstrando que tem livre escolha.

O objetivo deste livro é fazer um relato histórico e social, mas profundamente humano. Além de tratar assuntos como a classe dominante com certa ironia.

Resenha
TOLSTÓI, Liev. Guerra e Paz. 1ª edição – Belo Horizonte: Claro Enigma, 2008.

Invasão Napoleônica
Henrique Veiga Moreira

Liev Tolstoi escreveu este romance  Na propriedade de família em Yasnaya Polyana e o publicou em série de 1865-9 em Russki Vestnik. Encontra-se dividido em quinze partes o texto final em russo com cinco livros, mais dois epílogos. Retrata a vida russa em 1805-15 em uma grande crônica.
Guerra e paz é considerado um dos maiores romances da história e encontra-se  relacionado com cinco famílias aristocráticas e suas participações na invasão napoleônica. No seu centro está Pierre Bezukhov, um jovem, filho ilegítimo de um conde rico que acabava de pesquisar o  significado da vida após uma reunião muito equivocada; o cínico príncipe Andrei, que se encontra envolvido nas guerras; Nikolai Rostv, um conde jovem e assaz impulsivo que se submete a seu baptismo de fogo militar; e a vivaz Natasha Rostova, sua irmã cadete. Os cenários são geralmente São Petersburgo, Moscou, Montes Calvos e os cenários de guerra.
Tolstói narra as guerras entre o imperador francês Napoleão e as principais monarquias da Europa, dissecando causas, origens e conseqüências dos conflitos e, principalmente, expondo os homens e suas fraquezas.
Recomendado para todos que goste de guerras e conflitos que envolvem estratégia política. O livro aborda literatura estrangeira / romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião